Arídio Cabral Advogados Associados

Publicações » Notícias « voltar

Especialistas nos EUA aprovam pílula preventiva contra AIDS

A droga Truvada seria usada por cônjuges não infectados , cujos parceiros sejam soropositivos. A droga já vem sendo utilizada desde 2004 combinada com outros medicamentos antirretrovirais.

 

Consultores sanitários dos EUA recomendaram a adoção da droga Truvada como a primeira pílula preventiva para que indivíduos saudáveis não contraiam  AIDS. Estudos feitos em 2010 comprovaram que a droga truvada pode reduzir o risco de infecção pelo HIV de 44% a 73%. Desde 2004, a Truvada já vem sendo utilizada combinada com outras drogas antirretrovirais.
 
Durante a votação para a aprovação do uso da truvada,cujo placar foi de 19 a 3 votos contra, os representantes dos direitos da comunidade HIV e especialistas não viram com bons olhos a liberação da droga , o receio é de que  os usuários poderiam ter a falsa sensação de segurança e com isso diminuir a prevenção e tratamentos paralelos. Além disso, o custo da droga poderia impedir o financiamento de outros tratamentos.
 
O medicamento seria utilizado em homens homossexuais HIV-negativos e em cônjuges não infectados, cujos parceiros sejam soropositivos. A FDA, agência reguladora de alimentos e medicamentos nos Estados Unidos tem até o dia 15 de junho para decidir sobre o tema que divide opiniões.



Últimas notícias

Arquivo