Rio de Janeiro terá núcleo de inteligência integrado pelas polícias Civil, Militar e Federal
A missão do núcleo é combater a entrada de armas ,equipamentos e drogas vindas de outros Estados.
No próximo dia 23 as polícias: Civil , Militar e Federal formarão um núcleo de inteligência integrado para combater os crimes transnacionais focando no tráfico de armas.O Ministro da Justiça , José Eduardp Cardozo aprovou a criação do núcleo que foi batizado pelo nome " Minimissão Suporte" pelo Secretário de Segurança Pública José Mariano Beltrame.
O projeto será posto em prática de forma célere pois nos dois primeiros meses de 2015 uma grande quantidade de armamento foi apreendida. Entre as apreenções destacou-se o número de fuzis: 89; o dobro do que foi apreendido no mesmo período do ano anterior.
O objetivo é investigar e detectar quem são os grandes compradores de armas. Em uma das operações foram identificados armamentos de países como Áustria e Ucrânia, o que não havia ocorrido nas apreensões anteriores. A partir disso, o Secretário de Segurança Pública solicitou aos fabricantes os nomes dos principais compradores.
Os 30 policiais que farão parte deste projeto foram avaliados pela Subsecretaria de Inteligência da Secretaria de Seguraça e serão integrados a Força Nacional sendo treinados na Academia Nacional de Polícia em Brasília. Os policiais poderão atuar em todo Brasil.
Mônica Freitas