Curso de formação de PM é ampliado para 12 meses
Novo currículo tem como foco o policiamento de proximidade.
A partir de setembro, o Curso de Formação de Soldados, da Polícia Militar, será ampliado de sete para dez meses de formação teórica, com mais dois meses de estágio supervisionado, totalizando 12 meses de aulas. O novo currículo será oferecido para 500 policiais e passará de 27 disciplinas, com 1.084 horas de aula, para 32 matérias em 1.437 horas.
A formação incluirá novos módulos de policiamento de proximidade, administração de conflitos, treinamento de tiro para defesa pessoal/uso comedido da força e uso de tecnologia não letal, além de estudos de casos reais que serão avaliados e debatidos em sala de aula. O objetivo é fazer com que os novos policiais administrem possíveis controvérsias e minimizem as chances de conflito.
- O novo currículo atende às demandas da sociedade e da própria PM de ampliação do conceito de polícia de proximidade e do uso comedido da força. O papel do soldado não é de juiz ou mediador. Ele é o representante da PM nas ruas e deve administrar conflitos e encaminhá-los aos órgãos competentes, que buscarão as melhores soluções - disse o subsecretário de Educação, Valorização e Prevenção da Secretaria de Segurança, Pehkx Jones Gomes da Silveira.
Os alunos receberão treinamento na Sala Virtual de Tomada de Decisões do Centro de Instrução Especializada em Armamento e Tiro, onde as aulas são ministradas em três telões de 180 graus, com cerca de 50 situações reais. As silhuetas humanas usadas nos treinamentos serão substituídas por alvos geométricos, com foco no uso de equipamentos não letais.
A nova capacitação será estendida aos policiais mais antigos da corporação. Em todo o estado, serão criados oito núcleos para capacitação do uso progressivo da força, cujos cursos deverão ser realizados pelo menos uma vez ao ano. Além disso, toda a tropa portará armamentos não letais como cassetetes, tasers (arma de choque) e algemas.
Fonte: http://www.rj.gov.br