Em 2015 foram emitidos mais de 2 milhões de passaportes pela Polícia Federal
O tempo de agendamento diminuiu depois que a PF investiu em tecnologia , equipamentos e treinamento de seus servidores.
A Polícia Federal contabilizou que de janeiro a 23 de dezembro de 2015 foram emitidos 2.280.561 milhões de novos passaportes. No ano de 2014 eram emitidos em média 190 mil novos passaportes por mês , este número foi superado em 2015.
No site da Polícia Federal, o cidadão brasileiro consegue disponibilidade para marcaçãode atendimento em até 3 dias do acesso , isto ocorre por causa da aquisição de novos equipamentos e implementação de gestão regional e local com capacitação dos servidores proporcionando um atendimento com maior qualidade e em menor tempo. No site , há ainda uma pesquisa de satisfação para medir a efetividade do serviço prestado pela Polícia Federal ao cidadão.
O passaporte passou a ter validade de 10 anos , além disso foi adotado o padrão de criptografia de curvas elípticas brainpool para assinatura digital o que aumenta a segurança com relação aos dados gravados no chip, além disso , houve modificações na capa e na imagem invisível fluorescente que garante uma maior durabilidade ao passaporte.
O Brasil , atualmente, faz parte do PKD, o Diretório de Chaves Públicas da ICAO (Organização Internacional de Aviação Civil) que verifica a autenticidade do passaporte brasileiro nos postos de controle migratório do exterior.
Mônica Freitas