Arídio Cabral Advogados Associados

Publicações » Notícias « voltar

Secretaria de Segurança amplia conceito de integração com inauguração de RISP na Zona Oeste

O secretário de Estado de Segurança (Seseg), Roberto Sá, inaugurou nesta quarta-feira,a sede da 2ª Região Integrada de Segurança Pública (RISP), em Campo Grande. As novas instalações consolidam a integração do trabalho de sete batalhões e 16 delegacias da Zona Oeste da Capital Fluminense.

“Acredito que toda sociedade vai conhecer e entender esse prédio como uma referência de trabalho das duas polícias, num nível tático e estratégico. A inauguração consolida e materializa o conceito de articulação interinstitucional entre as polícias. Aqui se materializa esse conceito de uma visão moderna e de compartilhamento de responsabilidade. A sequência é cíclica, a investigação e o policiamento ostensivo se complementam”, afirmou o secretário Roberto Sá.
Acompanhado pelo diretor do 2º Departamento de Polícia de Área (DPA) da Polícia Civil, delegado Flávio Amaral e pelo comandante do 2º Comando de Policiamento de Área (CPA) da Polícia Militar, coronel René Alonso, o secretário Roberto Sá conheceu toda estrutura do prédio e participou de videoconferência com profissionais localizados na Secretaria de Segurança e no Centro Integrado de Comando e Controle (CICC), na região central da cidade. O secretário reforçou que a tecnologia tem sido um importante instrumento para segurança.
Os responsáveis pelo comando da 2ª RISP consideraram a inauguração um importante marco. “Acho que inauguramos uma nova era na gestão da segurança pública”, destacou o delegado Flávio Amaral. Já o coronel René Alonso se mostrou disposto ao desafio em busca de resultados: “ Vamos aumentar nossa agilidade de resposta”.
Também estiveram presentes ao evento o comandante da PMERJ, Wolney Dias; o chefe da Polícia Civil, Carlos Leba; os subsecretários de Assuntos Estratégicos, Roberto Alzir; de Comando e Controle, Rodrigo Alves; de Gestão Administrativa, Hélio Leão e de Educação, Valorização e Prevenção, Helena de Rezende, além da diretora-presidente do ISP, Joana Monteiro.
Em 2009, a Secretaria de Estado de Segurança implantou o conceito de Região Integrada de Segurança Pública, que determinou mudanças estruturais na Polícia Civil e na Polícia Militar para a compatibilização territorial em nível regional entre as duas instituições. O programa prevê a integração e cooperação entre o policiamento ostensivo e a polícia investigativa.
Hoje, o Estado do Rio de Janeiro está dividido em sete RISPs, segundo as suas abrangências territoriais: a 1ª RISP Capital (Zona Sul, Centro e parte da Norte); a 2ª RISP Capital (Zona Oeste e parte da Norte); a 3ª RISP da Baixada Fluminense; a 4ª RISP de Niterói e Região dos Lagos; a 5ª RISP do Sul Fluminense; a 6ª RISP do Norte e Noroeste Fluminense e a 7ª RISP da Região Serrana.
A Seseg já inaugurou as sedes da 6ª RISP, em Campos dos Goytacazes, e da 5ª RISP, em Volta Redonda, beneficiando 45 municípios das Regiões Norte, Noroeste e Sul fluminense. O valor do contrato da obra para a sede da 2ª RISP de Campo Grande foi de R$ 3,3 milhões.
As metas da Seseg com as RISPs são obter mais sinergia entre as ações das Polícias Civil e Militar; estabelecer estratégias de integração e cooperações regionais; instituir um fórum permanente de análise, compartilhamento de informações e ações conjuntas; conseguir uma melhor adequação dos recursos humanos e logísticos às necessidades regionais; realizar o acompanhamento e a avaliação das ações e promover uma rotina de reuniões de monitoramento visando maior eficiência nas ações planejadas pelo Sistema de Metas e Acompanhamento de Resultado (SIM).
 
 
Fonte:www.rj.gov.br



Últimas notícias

Arquivo