Arídio Cabral Advogados Associados

Publicações » Notícias « voltar

Secretaria de Segurança conclui planejamento para a Copa 2014

As forças estaduais de segurança validaram o planejamento operacional para a Copa de 2014, em reunião da Comissão Especial de Segurança do Estado para Grandes Eventos (CESEGE).

O efetivo a ser utilizado pela Polícia Militar será 70% maior do que o planejado para a Copa das Confederações para a segurança da área externa do Estádio Mário Filho, o Maracanã. A Polícia Civil contará com Núcleo de Atendimento aos Turistas Estrangeiros nas delegacias de áreas de interesse do evento com 156 policiais proficientes em línguas estrangeiras. Odelegado Alexandre Braga, da Polícia Civil do Estado do Rio de Janeiro (PCERJ), e o coronel Ezequiel Oliveira de Mendonça, da Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro (PMERJ), são os coordenadores operacionais. O delegado Tarcísio Andreas Jansene o coronel Marcelo Rocha são os coordenadores estratégicos das instituições para a segurança da Copa 2014.
Não haverá alteração no efetivo ordinário aplicado no interior e Região Metropolitana do Rio, seja na PMERJ ou na PCERJ. A exemplo da Copa das Confederações e da Jornada Mundial da Juventude, o Instituto de Segurança Pública (ISP) produzirá diariamente um relatório com as ocorrências policiais, que envolvam o público e as delegações do evento. A validação do planejamento é um dos resultados do processo iniciado em 2010 com a criação da CESEGE, que reúne as forças de Segurança e Defesa do Estado para o planejamento estratégico da segurança para grandes eventos, além de promover a qualificação por meio de simpósios e intercâmbios com outras polícias do mundo, coordenados pela Subsecretaria de Grandes Eventos da Secretaria de Estado de Segurança (Seseg).
 
Copa 2014
 
Principais pontos do planejamento:
Não haverá alteração no efetivo ordinário aplicado no Estado, seja nos batalhões ou Unidades de Polícia Pacificadora.
Cinturão de segurança da PMERJ nas áreas turísticas e de interesse do evento.
Incremento de 70% do policiamento na área externa do Maracanã com 2.372 policiais militares. O efetivo previsto para Copa das Confederações era 1350. Efetivo de 2580 homens disponíveis para contingências nos dias de jogos.
Incremento do efetivo da Polícia Militar com 2 mil homens dos batalhões de campanha, formados a partir do adiamento de férias. Além da suspensão de licenças, adesão dos formandos do Centro de Formação e Aperfeiçoamento de Praças e policiais do Regime Adicional de Serviço, totalizando um efetivo adicional de 4.926 PMs no policiamento ostensivo do estado nas áreas de interesse.
Policiais passaram por capacitações de oficiais multiplicadores; instruções das tropas nos locais de origem; treinamento nas sedes dos batalhões de campanha; elaboração de cartilhas e cursos e estágios das Unidades de Operações Especiais.
Ampliação do efetivo das unidades especiais: Batalhão de Polícia de Choque, Batalhão de Operações Policiais Especiais, Batalhão de Policiamento de Grandes Eventos e Batalhão de Policiamento em Áreas Turísticas.
Posto avançado da Delegacia Especial de Apoio ao Turismo no Aeroporto Santos Dumont e reforço no efetivo da Delegacia do Aeroporto Internacional.
A Polícia Civil criará uma projeção de unidade de Polícia Judiciária na Cidade da Polícia exclusivamente para atender ocorrências que envolvam grande número de pessoas.
A Polícia Civil apoiará os órgãos competentes com a disponibilização de agentes especializados do Esquadrão Anti Bomba e de Recursos Especiais de intervenção tática, assim como de equipes especializadas na operação de repressão criminal com helicóptero.
Delegacia e Perícia Móvel para atendimentos no entorno do Maracanã
Atuação do Núcleo de Apoio aos Grandes Eventos da PCERJ na Proteção de Marcas
Presença de 156 policias civis proficientes em línguas estrangeiras nas delegacias das áreas de interesse do evento.
 
 
 
Fonte:http://www.policiacivil.rj.gov.br/



Últimas notícias

Arquivo