Arídio Cabral Advogados Associados

Publicações » Notícias « voltar

Gepe zera número de briga dentros dos estádios do Rio de Janeiro

O Grupamento Especial de Policiamento em Estádios participou do lançamento do guia de recomendações para a atuação das Forças de Seguranças em Praças Públicas de Futebol voltado para os jogos Olímpicos e Paraolímpicos.

O Grupamento Especial de Policiamento em Estádios da Polícia Militar do Rio de Janeiro vem aperfeiçoando seus agentes por meio do Curso de Policiamento de Praças Desportivas. Os policiais tem treinamento diário com aulas de educação física , aulas de aplicação de polícia de proximidade , psicologia das massas e escoltas de torcidas organizadas , 70% da tropa já realizou este curso desde 2012.
O Gepe já possui grande experiência por conta dos jogos de futebol, volei e basquete estaduais, nacionais e internacionais, além disso a atuação da polícia se aprimorou com a realização de eventos mundiais como a Copa das Confederações e a Copa do Mundo.  O resultado da redução da violência nos estádios também se deve ao acompanhamento diário realizado pela polícia às torcidas organizadas através das mídias sociais. O Gepe realiza reuniões com as torcidas para traçar planejamentos para os jogos. A Polícia Militar trabalha em conjunto com o Ministério Público e com o Juizado do Torcedor presentes nos estádios em dias de jogos. A Gepe se reúne com as concessionários detransportes públicos para estas ofereçam demandas suficientes principalmente nos horários em que as pessoas se deslocam para os estádios.
Diversos representantes das Polícias de outros Estados como Bahia , Goiás , Amapá e Mato Grosso já participaram do treinamento ministrado pelo Gepe com o objetivo de implementar este programa em seus Estados. Atualmente não há briga no interior do estádios e o número de incidências nas redondezas dos estádios também diminuiu. O sucesso do Gepe é devido a um planejamento focado na prevenção que  capta informações com até 12 dias de antecedência do evento , além disso a polícia conta com a ajuda da sociedade por meio do disque-denúncia. O trabalho da Polícia tem trazido as famílias novamente aos estádios, as arquibancadas estão cheias de crianças e idosos.
O Gepe atuará com a Força Nacional durante os jogos Olímpicos e Paraolímpicos patrulhando as praças desportivas , arquibancadas e áreas de circulação. O Comandante do Gepe particiou do guia de recomendações para atuação das Forças de Segurança Pública em Praças de Futebol em Brasília. O guia é uma parceria dos ministérios da Justiça e dos Esportes e Polícias Militares de vários Estados, Polícia Civil ,Polícias Rodoviária Federal e Federal, Bombeiros e Guardas Municipais.
 
Mônica Freitas

 



Últimas notícias

Arquivo