Projeto Lapa Presente reduz índices de criminalidade
O projeto foi criado há um ano e oito meses e conta com a participação de órgãos Estadual e Municipal.
O Escritório de Indicadores da Polícia Militar publicou os números que comparam os índices de roubos e furtos na Lapa , Centro do Rio, antes e depois da inserção do projeto Lapa Presente.
No ano de 2013 , quando o projeto não existia houve 1.226 furtos e 505 roubos. Estes números sofreram queda em 2014 quando o projeto foi implementado; ocorreram 724 furtos e 265 roubos.
Nos seis primeiros meses de 2015 houve 52 furtos e 13 roubos na região da Lapa que faz parte do Rio antigo e é ponto turístico da cidade.
O projeto Lapa presente conta com a ação de oito órgãos dos governos Municipal e Estadual: Secretaria de Estado de Governo, Polícia Militar , Guarda Municipal ,Secretarias Municipais de Ordem Pública , Assistência Social , Conservação e Transportes , além da Comlurb.
A integração dos agentes com moradores , comerciantes e frequentadores tem coíbido os roubos e o uso e venda de drogas na região , além de contribuir para a promoção do ordenamento urbano.
O Lapa Presente realiza operações diárias de domingo a quinta-feira das 19h ás 3h e nas sextas e sábados de 21h30 as 5h30. Na ação são utilizadas 24 bicicletas , 11 viaturas durante as rondas, os 136 agentes tanto policiais militares quanto civis utilizam rádios comunicadores e braçadeiras para fácil identificação.
Mônica Freitas