Arídio Cabral Advogados Associados

Publicações » Notícias « voltar

13.917 policiais militares estarão nas ruas durante os Jogos Olímpicos

Policiais que faziam serviços administrativos foram deslocados para policiamento de rua.

A Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro apresentou o planejamento de policiamento durante os Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016. Serão 13.917 policiais dentre os quais 10.414 fazem parte do quadro efetivo de patrulhamento ordinário e 3.503 reforçarão o policiamento nas ruas com o uso de 3.029 veículos entre motos e carros.
As férias e licenças especiais dos policiais foram suspensas, estes receberão Regime de Serviço Adicional , o RAS será em regime compulsório , além disso os agentes que trabalham em serviços administrativos atuarão nas ruas.
As responsabilidades, as quais a Polícia Militar ficou incubida, serão a de fazer o policiamemto no perímetro externo imediato das instalações, ou seja , nos entornos dos locais onde acontecerão as competições, no interior do Maracanã e do Engenhão com o Grupamento Especial de Policiamento em Estádios ( GEPE), o policiamento dos terminais de transporte público , o que já ocorria anteriormente, a segurança do Aeroporto Tom Jobim em conjunto com as Forças Armadas,  patrulhamento das áreas turísticas e  vias expressas por meio do Batalhão de Policiamento em Rodoviário e policiamento do Live Sites composto pelo Boulevard Olímpico localizado na Praça Mauá no Centro do Rio, Parque Madureira , Zona Norte do Rio e Centro Esportivo Miécimo da Silva em Campo Grande , Zona Oeste do Rio.
O Batalhão de Policiamento em Áreas Turísticas BPTur vai intensificar o policiamento nos pontos turísticos, o Batalhão de Policiamento em Vias Especias atuará nas Linhas Vermelha e Amarela e na Avenida Brasil.Caso haja manifestações populares , o Batalhão Policial de Grandes Eventos (BPGE) aturá para conter os manifestantes, além disso o Batalhão de Operações Especiais , o Batalhão de Choque,  o Batalhão de Ações com Cães, o Grupamento aeromarítimo trabalharão de maneira diuturna. 
O políciamento teve início no dia 5 de julho e terminará no dia 30 de setembro, após as Paralimpíadas. A Polícia Militar utilizará duas unidades de comando e Controle uma no Porto Maravilha e outra na Barra da Tijuca e três aeróstatos , que são balões que transmitirão imagens em tempo real para o Sistema de Comando e Controle (SICC) estes serão instalados na Quinta da Boa Vista e no Jockey Club Brasileiro durante as competições e no RioCentro 24 horas por dia, o equipamento captura imagens até 2 Km de distância.
Mônica Freitas
 



Últimas notícias

Arquivo