Grupamento de Ações Pré-Hospitalares reformulou curso de capacitação de resgate a policiais feridos em operações
A Polícia Militar conta com o apoio do Corpo de Bombeiros para realizar o transporte de policiais lotados no interior do Estado do Rio.
No ano de 1995 , a Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro criou o Grupamento de Ações Pré-Hospitalares que teria como objetivo auxiliar as tropas nas operações realizadas nas comunidades por meio da prestação de socorro a policiais feridos no exercício da profissão e retirá-los do local. Além das ações em combate, o GAPH é responsável pelo transporte entre hospitais por transferência ou para a realização de exames de policiais e seus dependentes.
Em 1999 , o curso de capacitação do grupamento sofreu uma formulação em sua grade de ensino e inseriu novas disciplinas para abranger missões mais complexas da PMERJ. Atualmente o grupamento possui curso de salvamento em altura , resgate no mar, prática de acampamento ,travessias , escaladas , auxilia nas instruções ministradas a Corporação , em testes físicos e participa de grandes eventos.
No dia 18 de maio deste ano iniciou uma tuma com 23 alunos , o curso teve duração de 5 semanas e pretende com isso aumentar o efetivo do Grupamento.
Mônica Freitas