Arídio Cabral Advogados Associados

Publicações » Notícias « voltar

Policiais Militares recebem curso para utilizarem Plataforma de Análise Criminal

A plataforma indica , por meio de gráficos, o delito cometido , a evolução dos registros de ocorrência durante o mês e o horário em que determinado crime ocorre em cada região.

No ano passado, a Secretaria de Segurança Pública recebeu como doação de um grupo de empresários o ISPGeo, que é uma ferramenta de análise que se baseia na identificação de manchas criminais, ou seja, o objetivo é identificar o local exato onde ocorreu o crime além de apontar as características urbanísticas da área.
A ferramenta que começou a ser utilizada nos jogos Olímpicos e Paraolímpicos 2016 vem facilitando o trabalho do policial de ponto que é o responsável pelo planejamento operacional.
Esta semana , o Instituto de Segurança Pública capacitou policiais de dois batalhões : 6º BPM da Tijuca e o Batalhão de policiamento de Vias Expressas (BPVE) , além do Escritório de Gestão da Qualidade (EGQ/CAES).
O curso foi ministrado pelo Major Leonardo Vale e também visa otimizar a alocação dos recursos. O monitoramento de manchas criminais é considerado uma das políticas de redução da criminalidade mais efetivas do mundo.
As informações inseridas na plataforma se originam do registro de ocorrência da Polícia Civil e em um futuro breve contará com os dados advindos dos registros do serviço 190 da Polícia Militar e do Disque-Denúncia.
 
Mônica Freitas
 



Últimas notícias

Arquivo