Secretaria de Segurança cria Grupo Integrado para combater o tráfico de armas
Futuramente será criada uma delegacia especializada em armas , munições e explosivos.
O ano de 2016 fechou com um dado estatístico assustador para o Estado do Rio de Janeiro, foi o ano em que mais se apreendeu fuzis, um total de 320. Ao assumir a Secretaria de Segurança Pública em outubro de 2016, o secretário Roberto Sá afirmou que utilizaria os recursos disponíveis para combater o tráfico de armas no Estado. Os recursos disponíveis eram a criatividade e o setor de inteligência das policias Civil e Militar.
Esta semana foi criado o Grupo Integrado de Opreações de Segurança Pública (Giosp) que reunirá informações sobre a entrada irregular de armas de grosso calibre e repassará aos policiais para auxiliar nas investigações desses casos, participarão do Giosp 30 agentes , entre eles , policiaisCivis e Militares e agente penitenciários.
Durante a coletiva de imprensa no Centro Integrado de Comando e Controle (CICC) , o secretário declarou que será criada uma Delegacia Especialida em Armas , Munições e Explosivos (Desarme) que terá como objetivo combater o tráfico de armas de longo alcance. A Especializada será instalada na Cidade da Polícia , que fica no Jacaré , Zona Norte do Rio. A Zona Norte foi o local em que mais se apreendeu fuzis , foram 54 metralhadoras e submetralhadoras recuperadas pelo 41º Batalhão de Irajá.
Mônica Freitas
Participarão do Giosp 30 agentes , entre eles , policiaisCivis e Militares e agente penitenciários.