RPMont atende 22 crianças em projeto de equoterapia
Qualquer pessoa pode participar do projeto : filhos de policiais , crianças com necessidades especiais e adultos.
A Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro possui um Centro de Equoterapia no Regimento de Polícia Montada em Campo Grande,zona oeste do Rio.
O Centro foi inugurado em 1996 e nos últimos 4 anos realizou 10.700 atendimentos que englobam diversas áreas como: fisioterapia , psicologia,medicina , fonoaudiologia , além da terapia com cavalos auxiliada por bolas, bambolês , fantoches e macas.
O Regimento de Cavalaria Cel Enyr Cony dos Santos possui 4 tipos de programas : hipoterapia para pessoas que possuem dificuldade de equilíbrio, a educação e reeducação voltada para autistas, o pré-esportivo voltado para a prática de esporte e o adestramento paraequestre que é uma das modalidades olímpicas e tem como objetivo o aprimoramento dos praticantes do esporte.
O atendimento ocorre às segundas , quartas e sextas e é voltado para crianças com necessidades especiais , filhos de policiais militares e toda sociedade, inclusive adultos. Atualmente o RPMont atende 22 crianças por dia.
Equoterapia é um método terapêutico e educacional, que utiliza o cavalo dentro de uma abordagem multidisciplinar e interdisciplinar, nas áreas de saúde, educação e equitação, buscando o desenvolvimento biopsicossocial de pessoas com deficiências e/ou necessidades especiais. Conceito da ANDE-BRASIL, 1999.
Mônica Freitas