Interventor Federal mantém Secretários da Administração Penitenciária e da Defesa Civil, além do Comandante-Geral do Corpo de Bombeiros.
Não há plano de ocupação permanente para as comunidades do Estado do Rio de Janeiro.
O Interventor Federal da Segurança Pública do Estado do Rio de Janeiro, General Braga Netto , apresentou o chefe do Gabinete de Intervenção Federal , General Mauro Sinott e o novo Secretário de Estado de Segurança Pública , General Richard Fernandez em sua primeira entrevista desde a assinatura do Decreto Presidencial em 16 de fevereiro, além disso o durante a entrevista participaram da coletiva os Secretários que foram convidados a permanecerem nos cargos a convite do Interventor Federal : Estado de Administração Penitenciária, David Anthony, e de Defesa Civil e Comandante-Geral do Corpo de Bombeiros, coronel Roberto Robadey.
De acordo com o General Braga Netto, o objetivo da intervenção é a recuperação da funcionalidade dos órgãos de segurança pública , além de reduzir os índices de criminalidade no Estado, de forma que as corregedorias sejam fortalecidas e os servidores e militares sejam valorizados no exercício da profissão.
Serão necessárias a organização da logística e a recomposição do efetivo, não haverá mudanças nas dinâmicas das operações pelo menos por enquanto e as UPPs serão mantidas.
Não existe nenhum plano de ocupação permanente de ocupação das comunidades e o setor de inteçigência continuará trocando informações com o Instituto de Segurança Pública (ISP), o Gabinete de Intervenção Federal funcionará no Centro Integrado de Comando e Controle.
Mônica Freitas