Núcleos especializados tratarão da violência contra a mulher
As Delegacias terão uma área separada com o intuito de diminuir o constrangimento e vergonha das vítimas.
O Governo do Estado vem aprimorando e individualizando ainda mais o atendimento às mulheres. Além de contar com Delegacias em Atendimento à Mulher, a inserção dos Núcleos Especializados de Atendimento à Mulher – NUAMs traz um tratamento diferenciado e especializado. Os Núcleos funcionam dentro das Delegacias de polícia distrital , no entanto, há uma área separada para acolher as mulheres vítimas de violência doméstica em sua maioria envergonhadas pelas agressões.
Nos próximos meses serão instaladas NUAMs nas delegacias de Santa Cruz – 36ª DP , Valença-91ª DP , Mesquita -53ªDP, Queimados -55ªDP e Nilópolis- 57ªDP. Já foram instaladas cinco NUAMS, Barra Mansa- 90ª DP, Petrópolis - 105ª DP , Guarus -146ª DP , Complexo do Alemão 45ª DP e Rocinha 11ª DP.
Além dos Núcleos serão instaladas Delegacias Especializadas em Atendimento à Mulher em Campos dos Goytacazes , Angra dos Reis e Duque de Caxias.
Atualmente o estado do Rio de Janeiro conta com 12 DEAMs : Campo Grande, Jacarepaguá e Centro, no Rio de Janeiro e nos municípios Belford Roxo, Volta Redonda, Niterói, São João de Meriti, Nova Friburgo, Duque de Caxias, Cabo Frio, Nova Iguaçu e São Gonçalo.
Após a inauguração da NUAM, na comunidade da Rocinha em 2013, 124 ocorrências foram registradas das quais 74 foram relativas à Lei Maria da Penha. As mulheres são atendidas por policiais femininas. O objetivo da delegacia é informar as vítimas quais são as providência que podem ser tomadas nos casos de agressão doméstica. A partir deste trabalho a Polícia Militar almeja estreitar a relação entre o policial e a sociedade e aumentar a confiabilidade.