Polícia Civil poderá bloquear aparelhos celulares roubados
Após notificação do roubo , o agente terá até 72 horas para realizar o bloqueio junto à operadora de telefonia.
A Secretaria de Segurança Pública realizando medidas para reduzir os crimes de roubo e furto de aparelhos celulares e
tablets. O Secretário de Estado de Segurança , José Mariano Beltrame, e o Chefe da Polícia Civil , Delegado Fernando da Silva Veloso estiveram reunidos com representantes das operadoras de telefonia e apresentaram uma medida que prevê o bloqueio desses aparelhos.
Todos concordaram com a medida que será regulamentada após a publicação da resolução que permite a inutilização dos celulares através do bloqueio do IMEI (Internacional Mobile Equipment Identify), que é um número de identificação do produto que pode estar localizado na nota fiscal , na caixa do eletrônico ou no próprio aparelho.
A notificação será feita pela Polícia Civil em até 72 horas junto às operadoras, mesmo que não haja conhecimento do número de identificação.
A vítima do roubo ou furto deverá informar o número do IMEI no momento do registro da ocorrência. Para saber o número de identificação do seu eletrônico basta digitar *#06#.
O objetivo dessa iniciativa é reduzir o número de crimes de roubos e furtos de aparelhos eletrônicos e combater a receptação desses produtos no mercado paralelo.
Mônica Freitas