Arídio Cabral Advogados Associados

Publicações » Notícias « voltar

Polícia Federal faz maior apreensão de entorpecentes do país

Um dos presos na operação teve seu pedido de liberdade negado pelo STJ

O Superior Tribunal de Justiça negou pedido de liberdade a um homem que foi preso com 24 toneladas de maconha quando vinha com a droga do Paraguai para ao Brasil, a apreensão foi considerada a maior realizada no país.
A Operação Malote ocorreu em abril de 2017 e apreendeu um total de 38 toneladas de maconha e aproximadamente 160 quilos de cocaína em dois estados do Brasil: Paraná e Mato Grosso do Sul. A Polícia Federal prendeu 29 pessoas entre políticos e policiais envolvidos no esquema; de acordo com a PF as ações eram organizadas pelo aplicativo de telefone whatsApp e a quadrilha possui células em 5 estados do Brasil,além dos entorpecentes , a polícia apreendeu carros de luxo, barcos, imóveis e até animais.
Antes de ter seu pedido indeferido pelo vice-presidente do STJ, Humberto Martins ,que estava no exercício da presidência do STJ,  a defesa já havia tido o pedido negado pelo  Tribunal Regional Federal da 4ª Região que alegou que não havia excesso de prazo para prisão preventiva devido a complexidade da investigação e conclusão dos procedimentos penais.
Embora o réu seja primário, tenha residência fixa e trabalho lícito para o ministro do STJ , as condições favoráveis por si só não são suficientes para autorizar a adoção de medidas cautelares, sendo necessária a devida jutificativa, além disso a prisão é uma forma de interromper as atividades da organização criminosa.
O mérito do habeas corpus será julgado pela Quinta Turma do STJ, com a relatoria do ministro Ribeiro Dantas.

Mônica Freitas



Últimas notícias

Arquivo