Comando de Polícia Ambiental apreendeu 16 balões no dia das mães
Diversos batalhões participaram da ação no Rio e Grande Rio.
O dia das mães é um dos dias em que mais se solta balão no Rio de Janeiro , por causa disso uma campanha foi iniciada desde março para conscientizar a população a colaborar com denúncias, uma forma de inibir a comercialização , confecção , o ato de soltar o balão e a realização de festivais. O Disque Denúncia criou o Linha Verde , que é um canal exclusivo para denunciar crimes ambientais: 2253-1177 (capital) e 03002531177(interior e com custo de ligação local).
A denúncia feita ao Linha Verde é encaminhada para o Comando de Polícia Ambiental que checa a denúncia. No ano passado por meio do "Disque Balão" foram apreendidos 500 balões e 13 mil materiais utilizados na produção dos balões.
No dia das mães,16 balões foram recuperados em diversas operações no Rio de Janeiro e no Grande Rio, as ações foram coordenadas pelo Comando de Polícia Ambiental e contou com o apoio de uma aeronave , uma embarcação e equipes de cinco Batalhões de Polícia
Militar : 3º BPM- Méier , 9º BPM- Rocha Miranda , 14º BPM- Bangu, 18º BPM- Jacarépagua e 40º BPM- Campo Grande.
O ato de soltar balão é crime com pena de 1 a 3 anos de detenção ou multa , podendo as penas serem cumulativas. Este crime está previsto no artigo 42 da Lei de Crimes Ambientais 9.605 de 1998.
Mônica Freitas