PF deflagra operação contra o comércio ilegal de mercadorias vindas dos EUA
As malas eram vinculadas as repartições consulares no Brasil.
A Polícia Federal deflagrou na manhã do dia 22 deste mês a Operação Véu da Imunidade* para combater a prática de crimes relacionados à entrada ilegal de mercadorias para comércio no Brasil vindas de Miami/EUA, declaradas fraudulentamente como ‘malas diplomáticas’, vinculadas à repartições consulares no Brasil.
Foram cumpridos oito mandados de busca e apreensão nas cidades de Maceió/AL, Rio de Janeiro/RJ e Boa Esperança/ES, expedidos pelo Juízo da 9.ª Vara Federal da Subseção de Campinas-SP.
A investigação teve por base os elementos colhidos nos autos de inquérito policial instaurado na Delegacia Regional da Polícia Federal em Campinas, no bojo do qual foram apurados indícios da prática de diferentes crimes (descaminho, contrabando, associação criminosa, falsidade ideológica e crimes fiscais e financeiros).
A apuração criminal descobriu que a quadrilha introduziu no país entre 2011 e 2012 mais de 170 toneladas de mercadorias destinadas ao comércio de forma ilícita, muitas vezes por meio do Aeroporto Internacional de Viracopos.
*O nome da Operação remete à sensação de proteção conferida aos criminosos por se utilizarem das malas diplomáticas para perpetuarem seus ilícitos
Fonte: Polícia Federal