Aplicativo Emergência RJ tem sido usado para denunciar violência doméstica
No ano de 2016 foram feitos 730 registros de violência doméstica dos quais mais da metade contra mulheres.
A Secretaria de Estado de Segurança por meio do Instituto de Segurança Pública públicou uma pesquisa sobre a violência doméstica; no ano de 2016 a cada 12 minutos uma mulher foi vítima de violência doméstica e 64% eram mulheres, com isso concluiu-se que a cada dia 2 mulheres foram a delegacia prestar queixa contra seus companheiros.
O Dôssie Mulher foi idealizado há 12 anos pelo Instituto de Segurança Pública , das Delegacias Especiais de Atendimento a Mulher, dos núcleos de atendimento às Mulheres dos Guardiões da Vida , policiais lotados em cidades do interior fazem o acompanhamento da vítima habitualmente, além disso há um aplicativo chamado Emergência RJ.
O Dossiê constatou que os números da violência doméstica é maior do que se imagina ,já que nem todas as vítimas prestam queixa. Entre os crimes praticados contra as mulheres estão a lesão corporal dolosa,a ameaça, o assédio sexual, atentado violento ao pudor , estupro , homicídio doloso e a violência doméstica, o objetivo do Governo é por meio de políticas públicas incentivar as queixas para que os números de agressões diminuam.
A mulher ainda hoje acredita que o fato de estar sofrendo violência está ligado ao fato dela merecer , por outro lado as vítimas por amarem seus parceiros acreditam que haverá uma mudança de comportamento por parte deles.
No segundo semestre de 2016 foi lançado o aplicativo Emergência RJ, um instrumento essencial de denúncias de violência contra a mulher que veio para reforçar a atendimento do 190, entretanto no aplicativo é possível fazer a denúncia de forma confiável e gratuita sem dizer uma única palavra.
Para iOS: http://goo.gl/t1wATJ
Para Android: http://goo.gl/eqilX6
Mônica Freitas