Secretaria de Segurança do Rio irá adquirir 80 cães
A compra destes animais visa aos grandes eventos que ocorrerão na cidade , além da busca e apreensão de drogas.
A Secretaria de Segurança do Rio de Janeiro irá adquirir 80 cães de linhagem pura, vindos da França , Bélgica ou Holanda. O Batalhão de Ações com cães quer aumentar a sua atuação, principalmente pela proximidade dos grandes eventos como a Copa do Mundo de 2014 e as Olimpíadas.
O objetivo do Bac é reproduzir a raça , pastor belga malinois e pastor holandês, para manter a linhagem por pelo menos 30 anos, podendo ser feita por inseminação in vitro ou pelo cruzamento dos animais.
O pastor belga consegue trabalhar por aproximadamente 10 horas , enquanto o labrador , atual cão utilizado , só tem capacidade de trabalho de duas horas , pois após este tempo , o animal fica estressado.
Os animais serão comprados fora do país , já que o valor do animal no Brasil é bem maior do que no exterior; um cachorro desta raça custa em média três mil Euros.
O Bac possui 69 cães e seus animais apreenderam no ano passado 938 quilos de drogas, já neste ano foram apreendidas até agora 1,84 toneladas de drogas.
O trabalho de um cão no Batalhão dura 8 anos , após este tempo , o animal é doado , mas na maioria das vezes eles ficam com o policial com quem convive.