Centro de Comando e Controle é referência
Comitivas de diversos países visitam o local para trocar experiências
Em quatro anos de atuação, o Centro Integrado de Comando e Controle (CICC), da Secretaria de Segurança, já se tornou uma referência internacional como o coração das operações estratégicas no Rio de Janeiro, seja em segurança pública ou em emergências. Megaeventos como a Copa do Mundo de 2014 e os Jogos Rio 2016 contaram com essa estrutura de integração, o que chamou a atenção de outros países. O centro recebeu comitivas da Rússia, Canadá, Suécia, Argentina, México, Equador, China, Singapura, Colômbia e Japão, cuja capital será a sede dos próximos Jogos Olímpicos, em 2020.
Para o início deste ano, já estão na reta final os preparativos para que a cidade receba o Carnaval.
– O CICC é um enorme legado. Buscamos sempre ampliar esta rede de integração em benefício da população e dos visitantes. Os recursos empregados têm possibilitado agilizar o atendimento e otimizar serviços – destacou o subsecretário de Comando e Controle, Rodrigo Alves.
CICC conta com tecnologia de ponta
Instalado na Cidade Nova, o CICC tem acesso a mais de quatro mil câmeras e possui um efetivo de quase 1.200 pessoas, muitas delas no atendimento às ligações de emergência, integração de forças de segurança e defesa social. A estrutura conta com representantes de órgãos municipais, estaduais e federais, como polícias Civil e Militar, Samu, Bombeiros – incluindo as centrais 190, 192 e 193, respectivamente –, Polícia Rodoviária Federal, Guarda Municipal, Defesa Civil Estadual, Centro de Operações Rio, Agência Reguladora de Transportes (Agetransp) e Central de Regulação de Leitos – com 70 postos de atendimento para informar sobre vagas na rede pública de Saúde.
O Centro Integrado de Comando e Controle também dispõe de infraestrutura para atender aos grandes eventos com uma área para o gerenciamento de crise, onde as autoridades se reúnem para a tomada de decisões, seja em situações de grande aglomerado de pessoas, para o socorro em tragédias naturais ou em casos de distúrbios civis. Entre os destaques de alta tecnologia, estão o videowall – um telão de 17m X 5m, que exibe mapas e as principais imagens da cidade –, e uma mesa tática com mapa 3D, conexão online e indicação da localização das viaturas disponíveis.
Giosp
Em janeiro de 2017, a unidade passou a sediar o Grupo Integrado de Operações de Segurança Pública (Giosp), com representantes da inteligência das forças de segurança, com objetivo prioritário de compilar informações qualificadas, especialmente em casos que envolvam a entrada irregular de armamentos pesados. No dia a dia, o CICC é o ponto de encontro para tudo o que impacta em grandes proporções na capital ou no estado.
Fonte: http://www.rj.gov.br/web/seseg