Número de empregos na indústria brasileira sofre queda
O Governo lançou um pacote para incentivar os setores da indústria até as novas contribuições do BNDES chegarem. Os aportes serão de R$45 bilhões.
O IBGE em pesquisa recente , constatou uma queda no índice de emprego na indústria brasileira. O índice era 0,4% em março sobre fevereiro e recuou 1,2% na comparação com o mesmo período em 2011. A queda de 1,2% foi o sexto resultado negativo desde dezembro de 2009 quando o índice foi de 2,4%.
O índice acumulado nos 3 primeiros meses de 2012 retrocedeu 0,8% comparado ao mesmo período do ano anterior.
O número de horas pagas também diminuiu em março, mas compensou o aumento da mesma no mês de fevereiro. Na comparação com março de 2011, o número de horas pagas recuou 1,5%, a sétima taxa negativa consecutiva nesse tipo de comparação e a mais forte desde novembro, quando caiu em 1,6%. Se compararmos o número de horas pagas nos últimos 12 meses houve uma queda, que não ocorrida desde junho de 2010 quando atingiu 0,9%, chegando a 4,5% em fevereiro de 2011.
A indústria tem tido dificuldades para recuperar, pois a produção industrial também sofreu queda. A CNI (Confederação Nacional de Indústria) reconheceu que não tem utilizado toda a capacidade instalada na indústria brasileira.
O Governo lançou um pacote para incentivar a indústria como desoneração da folha de pagamento de alguns setores até novas contribuições oficiais do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), que será de R$45 bilhões e com isso, garantir o crescimento da economia em 4% em 2012.