Central do 190 reduz tempo de acionamento das viaturas para averiguar ocorrências
As ligações relativas a agressão a mulheres está em segundo lugar no ranking, em primeiro lugar estão as ligações de perturbação do sossego.
O aprimoramento do atendimento Central 190 fez com que houvesse uma redução no tempo de despacho de viaturas para ocorrências policiais, isso se deve ao fato do serviço estar concentrado no Centro Integrado de Comando e Controle , o CICC desde 2013, antes o tempo de despacho era de 15 minutos , hoje as viaturas são despachadas em 4 minutos.
O serviço iniciou em 2012 , no entanto só foi integrado em 2013 , o que gerou até o momento 40,8 milhões de ligações até hoje. O CICC concentra as chamadas do 192, Serviço de Atendimento Móvel de Urgência, o SAMU; recebe as chamadas do 193, que é o serviço de atendimento do Corpo de Bombeiros, essa integração permite que se tome decisões rápidas em casos de incidentes maiores , além disso o 190 recebe as ligações de emergência internacional norte-americana (911) e européia (112) realizadas no Rio de Janeiro.
Atualmente 240 profissionais trabalham no 190, eles estão divididos em quatro turnos com duração de trabalho de seis horas cada,estes profissionais realizam treinamento constante e cursos de reciclagem para atender não só a população fluminense como os turistas advindos do exterior.
A Central 190 ainda hoje recebe trotes, essas ligações equivalem a 32% do total de ligações diárias, além disso o cidadão liga para o 190 para pedir informações (30% das ligações ). De acordo com dados apurados este ano, 13% das ligações são referentes à perturbação de sossego. Os bairros com maior número de reclamações são Campo Grande, Realanego, Santa Cruz,Copacabana e Jacarépagua. No ano de 2016 , o 190 expandiu a forma de atendimento para as redes sociais e lançou um aplicativo chamado Emergência RJ , que é uma forma alternativa do serviço e garante que o cidadão faça a denúncia de forma confiável e gratuita. O projeto-piloto do aplicativo superou a marca de 10 mil downloads.
Este aplicativo pode ser baixado na play store do celular.
Mônica Freitas