Bope ocupa Complexo do Alemão por tempo indeterminado
O Comandante das UPPs , Coronel Frederico Caldas explicou que há resistência porque o conjunto de favelas do Alemão era o berço de uma das principais facções do Rio.
O Batalhão de Operações Especiais, o Bope, permanecerá no Complexo do Alemão por tempo indeterminado. Este ano 5 policiais já foram mortos nas imediações do Conjunto de favelas do Alemão. A comunidade conta com quatro Unidades de Polícia Pacificadora e possui um efetivo de 1.230 policiais. Para reforçar o policiamento 300 PMs foram deslocados de outras UPPs para as áreas em que houve os ataques aos policiais : Alemão , Fazendinha e Nova Brasília.
O clima de insegurança tem aumento entre os moradores do local , mas o comércio e as escolas públicas tem funcionado normalmente. No entanto, o teleférico do Alemão tem tido seu funcionamento suspenso por conta dos tiroteios. Durante a ação policial três pessoas foram presas e um policial foi ferido por um tiro na perna , a bala pegou de raspão.
O Governador do Rio , Luiz Fernando Pezão esteve na Coordenadoria de Polícia Pacificadora e declarou que o projeto de pacificação ,que começou em 2007, não tem volta.
Mônica Freitas