Corpo de Bombeiros do Rio é finalista em concurso internacional
Militares do Méier estão entre as três equipes classificadas para o Conrad Dietrich Magirus Award por atuação na tragédia na Linha Amarela em janeiro deste ano. Vencedor será anunciado em novembro
O Corpo de Bombeiros do Rio está entre os três finalistas do concurso internacional "Conrad DietrichMagirus Award", que acontece em Ulm, na Alemanha. Militares do Méier viajam na segunda quinzena do mês de novembro para a cerimônia de premiação, que acontece no dia 21. Todos participaram do socorro na tragédia na Linha Amarela em janeiro deste ano.
Após quase um mês de votação eletrônica, o concurso avaliou outras nove operações em todo o mundo. O vencedor da melhor atuação de equipes de resgate só será revelado na Alemanha.
- Estamos felizes e ansiosos para a viagem. Além da expectativa para a premiação, esta é uma possibilidade de interagir e trocar experiências com bombeiros de outros países - expôs o comandante do Méier, coronel Demétrio Saldanha.
A votação eletrônica aconteceu por meio do site http://world-of-firefighters.com/vote/. A equipe vencedora do prêmio receberá uma viagem de quatro dias para Nova Iorque para conhecer a estrutura dos bombeiros da cidade, bem como o centro de treinamento de Randall´s Island.
Entre os demais eventos indicados ao prêmio estiveram um incêndio de grandes proporções em Marseille, na França, causado por uma ruptura de duto de gás que alimentava as chamas a uma altura de 30 metros; e o incêndio florestal de grandes proporções - um dos maiores da história da Áustria - que atingiu a cidade de Absam.
Relembre a ocorrência atendida pelo grupamento do Méier:
Na manhã do dia 28 de janeiro de 2014, uma terça-feira, o Rio de Janeiro vivenciou um trágico acidente em uma das vias expressas de maior movimento na cidade. Uma passarela de pedestres da Linha Amarela veio abaixo após um caminhão, que trafegava com a caçamba levantada, chocar-se contra a estrutura de concreto.
Os bombeiros do Méier foram acionados e enviaram uma equipe completa de resgate. Os militares chegaram ao local em cerca de sete minutos e se depararam com um cenário de alta complexidade. Duas pessoas, que estavam caminhando na passarela, foram projetadas. Uma delas caiu na pista, falecendo no local. A outra vítima caiu no rio que fica entre as duas pistas da via e estava em estado grave. Na pista sentido Barra da Tijuca, a passarela caiu sobre um taxi causando a morte do motorista. Uma motocicleta e um carro de passeio se chocaram contra a estrutura, deixando dois feridos. Na faixa sentido Centro, a estrutura compactou a parte frontal de um carro de passeio, matando uma pessoa e deixando outras duas vítimas em estado grave. Além disso, o motorista do caminhão também ficou ferido.
A equipe de bombeiros prontamente acionou apoio e deu início aos trabalhos. A vítima que caiu no rio foi imobilizada na prancha e resgatada com auxílio de cordas para retirá-la do rio. Paralelamente, os militares começaram a abordagem das vítimas dos veículos, sendo o atendimento mais difícil o do carro da pista sentido Centro, sobre o qual caiu a passarela. O veículo tinha três passageiros no seu interior, dois ainda vivos, mas em estado gravíssimo. Os bombeiros precisaram cortar e expandir a lataria do veículo para ter acesso às vítimas e realizar os primeiros socorros. Enquanto isso, mais procedimentos eram realizados para que os feridos pudessem finalmente ser retirados das ferragens e encaminhados à ambulância para atendimento médico.
Conforme as ações eram desempenhadas, mais bombeiros de diversas unidades da corporação chegavam ao local, trazendo mais recursos para facilitar o resgate. Diversas ambulâncias e viaturas de salvamento, além de duas aeronaves para atendimento médico de alta gravidade, foram acionadas e participaram da operação.