Batalhão de choque tem recompensado policiais por prisões com finais de semana na Ilha Grande e folga de 15 dias
O Choque era a unidade responsável pelo cerco tático a comunidade da Rocinha , que culminou com a prisão de Antônio Francisco Bonfim Lopes, o Nem da Rocinha
O tenente-coronel Fábio Souza, Comandante do Batalhão de Choque da Polícia Militar tem recompensado sua corporação com condecorações por prisões de uma forma diferente.
Em um cartaz no mural de avisos esta a foto de dois procurados pela justiça: Inácio Castro Silva (Canelão) e Amaro Pereira da Silva ( Neto) e o aviso de que na prisão de um deles a recompensa será de 15 dias de folga e um fim de semana na Ilha Grande. O disque-denúncia oferece recompensa de R$ 2 mil pelo Canelão e R$ 1mil pelo Neto. Os dois são apontados como os principais traficantes da Rocinha.
Mesmo após a ocupação da comunidade pela PM teriam ocorrido 11 assassinatos. Os traficantes são apontados como responsáveis por alguns destes assassinatos.
A equipe que prendeu o chefe do tráfico na Rocinha , Antônio Francisco Bonfim Lopes , em novembro de 2011, era do Batalhão de Choque. A unidade era responsável pelo cerco tático a comunidade e o prendeu quando tentava fugir no porta-malas de um carro. Segundo o Comandante, Fábio Souza, a premiação tem por finalidade estimular os policiais, em vez de recompensa em dinheiro os policiais receberiam folgas e estadia para descansar. Atualmente , três equipes da unidade continuam patrulhar a comunidade juntamente com o CPP (Comando de Polícia Pacificadora), sob o comando do major Édson, ex-Bope (Batalhão de Operações Policiais Especiais).
O batalhão de Choque passou a ter um novo papel operacional , trabalhando em conjunto com o Bope com atuação tática importante, se transformando em uma tropa de elite operacional da PM.Foram designados para o comando da unidade dois integrantes do Bope, o tenente-coronel Fábio Souza ("caveira" 90) e o subcomandante, major Vinícius ("caveira" 93). Para o comandante a prisão do traficante Nem veio trazer reconhecimento e maior auto-estima para os policiais. Além disso ,o Choque recebeu o prêmio do Sistema Integrado de Metas da Secretaria de Segurança, por ter se destacado entre as unidades especiais por cumprimento de metas e inovação.