Homem lança coquetel molotov perto de UPP no Alemão
Artefato atingiu dois veículos particulares, que foram parcialmente queimados
Um coquetel molotov foi lançado na tarde desta sexta-feira no pátio do teleférico da Favela Nova Brasília, no Complexo do Alemão. O artefato atingiu dois veículos particulares estacionados. O lugar abriga a sede da UPP Nova Brasília. No entanto, a assessoria das Unidades de Polícia Pacificadora sustenta que não houve ataque à base da polícia.
Os policiais da UPP apagaram as chamas com um extintor de incêndio. Um dos carros pertencia a um PM da unidade e o outro, a um policial civil. Um suspeito, que exalava forte cheiro de gasolina, foi detido e levado para a 45ª DP (Alemão).
Segundo ataque à unidade
Na última terça-feira, bandidos atacaram as sedes das UPPs do Alemão e de Nova Brasília e três contêineres da PM (Pedra do Sapo, Rua Canitá e Avenida Central). Além disso, fizeram disparos de fuzil contra a 45ª DP, que fica dentro da estação Itararé do teleférico. Os tiros começaram por volta das 23h30m e duraram até 2h, quando equipes do Batalhão de Operações Especiais (Bope), da PM e da Coordenadoria de Recursos Especiais (Core), da Polícia Civil, chegaram ao local.
De acordo com o comandante da UPP do Alemão, capitão Bruno Leite, foi o primeiro ataque planejado contra a unidade desde que ele assumiu o posto, em setembro do ano passado. O prédio, que fica atrás da estação Alemão do teleférico, foi atingido por dois disparos de fuzil. PMs que estavam dentro do prédio revidaram os disparos. Ainda segundo o capitão, não houve qualquer prisão que pudesse ter motivado os ataques.
Os tiros disparados contra os contêineres não chegaram a atingir as bases, mas expuseram os moradores do entorno a riscos. Na Pedra do Sapo, a casa em frente à base foi atingida por um tiro de fuzil. Os bandidos chegaram a arremessar bombas de gás lacrimogêneo. Já na Rua Canitá, a casa que fica ao lado da base da UPP teve o muro perfurado por três tiros de fuzil.
Fonte : "O GLOBO"