Policiais estão sendo treinados para captar imagens aéreas e terrestres durante Jogos Olímpicos de 2016
O Estado do Rio irá adquirir dois helicópteros até o final do ano. Pilotos já fizeram o treinamento no EUA.
O Ministério da Justiça , por meio da Secretaria extraordinária para Grandes Eventos em parceiria com o Instituto Estadual do Ambiente - Inea, repassou ao Grupamento Aéreo da Polícia Militar do Rio de Janeiro (GAM) câmeras para serem acopladas em helicópteros , antenas e transmissores para captarem imagens reais , que serão repassadas para três antenas, localizadas no 31º BPM da Barra da Tijuca , em Copacabana na Ilha Rasa e no Abrigo Santo Cristo, desses locais as imagens são transmitidas para o Centro Integrado de Comando e Controle ( CICC) e para o Quartel Geral da Polícia Militar.
Atualmente , cinco helicópteros já utilizam o sistema de câmeras, o programa de imagens aéras já foi utilizado na Copa das Confederações, por isso foi requisitado ao Ministério da Justiça uma atualização do sistema áreo , Uplink , para que as polícias que estiverem em terra possam repassar imagens reais aos helicópteros e estes repassarem ao CICC e ao Quartel Geral da PM.
O Governo do Estado está adquirindo dois helicópteros com farol de busca , óculos de visão noturna e guincho , que chegarão em dezembro. O objetivo é monitorar a escolta das delegações e das autoridades de Estado pelo ar e em solo com a presença do Bope - Batalhão de Operações Especiais , do Choque e do batalhão de Grandes Eventos durante os Jogos Olímpicos que ocorrerão no Rio de Janeiro em agosto do ano que vem. O GAM tem realizado cursos para treinar e aperfeiçoar pilotos , mecânicos e tripulantes peracionais, além disso dez pilotos foram enviados aos Estados Unidos para fazerem cursos.
Mônica Freitas